segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aquecimento global, uma bobagem?

A premissa científica para as discussões que estão acontecendo em Copenhague, na Dinamarca (COP-15), desde a última semana, é questionável dentro do âmbito acadêmico. Do ponto de vista da ciência, afirmar categoricamente que o homem é o principal causador das alterações climáticas que o planeta está sofrendo pode ser um erro.

Há um embate entre dois grupos: os que defendem que as atividades antrópicas sejam responsáveis pelo aquecimento global (aqui estão os cientistas reunidos pela ONU no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e aqueles que refutam a metodologia utilizada para levantar dados que apontam na direção de uma possível aceleração no aumento da temperatura (pesquisadores que afirmam estarem sofrendo boicotes para publicar opiniões contrárias).

Vivemos inundados de informação. Muitas vezes acabamos desinformados. Em poucas linhas, vale lembrar que o dióxido de carbono é responsável pelo efeito estufa, que por si só é um fenômeno essencial para manter a temperatura da terra em ação conjunta com a radiação solar. A questão levantada é se a quantidade de toneladas mandadas a cada segundo para a atmosfera pelos processos industriais, emissão de automóveis, desmatamento, pecuária, etc, não estaria chegando a níveis exorbitantes.

E para além de uma discussão quase técnica, seria bom que ambos os grupos descortinassem para o público quais são os interesses políticos reais por detrás dos vieses que resolveram adotar.

A COP-15, mesmo sendo comandado por figurinhas marcadas (ONU, EUA, China, Brasil, etc), faz parte de um contexto muito mais amplo, que é o ambientalismo, um movimento social surgido justamente para questionar valores de uma sociedade capitalista. Estudos acerca da sociedade também são importantes, aqui, para entender que existem diferentes linhas de ambientalismo vigentes.

Resumindo, uma pergunta: qual é o engajamento propositivo que queremos?

Links:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.jhtm

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/afinal_ha_um_metodo_confiavel_para_se_avaliar_os_niveis_atmosfericos_de_dioxido_de_carbono_.html

Nenhum comentário: